Náuseas e Vómitos na Gravidez: Como aliviar de forma segura?

Índice do Artigo

Partilha >>>

IMPORTANTE

A informação fornecida neste site é baseada em diretrizes europeias e internacionais, recomendações da OMS e fontes de evidência científica confiáveis, como o Uptodate. O conteúdo aqui presente tem apenas fins informativos e não substitui uma consulta com um profissional de saúde qualificado.

As náuseas e vómitos são muitos comuns na gravidez, mas não deixam de ser sintomas limitativos com impacto na qualidade de vida de muitas mulheres. Estima-se que algum grau de enjoo e/ou vómito está presente em até 90% das grávidas. São considerados sintomas leves e “normais” da gravidez, mas podem por vezes ser incapacitantes. Sintomas graves e persistentes podem afetar negativamente o dia à dia da grávida, causar ansiedade ou ainda depressão.

Sabemos que estes sintomas associam-se a alterações hormonais, sendo uma consequência da adaptação corporal ao desenvolvimento fetal. Mas vários outros fatores parecem contribuir. As mulheres mais jovens e primigestas (primeira gravidez) parecem ser mais suscetíveis de apresentar esses sintomas do que mulheres mais velhas e multíparas (mais do que uma gravidez anterior). 

Neste artigo, irei explicar de forma mais detalhada as causas por trás desses sintomas, os fatores de risco e gatilhos a evitar. E mais importante ainda, irei partilhar contigo estratégias seguras e geralmente eficazes para aliviar as náuseas e vómitos da gravidez. Espero que este artigo seja útil e que te possa ajudar ao longo da tua gravidez. Se ficares com alguma dúvida podes deixar um comentário no fim do artigo.

Boa leitura !
náuseas e vómitos gravidez tratamento

Principais causas e fatores contribuintes das náuseas e vómitos na gravidez

Fatores de risco para desenvolver náuseas e vómitos na gravidez

Algumas mulheres grávidas não chegam a conhecer as náuseas e vómitos da gravidez, enquanto outras ficam incapacitadas com vómitos diários. São vários os fatores que influenciam a probabilidade de teres ou não náuseas e vómitos durante a tua gravidez, bem como o grau de intensidade, frequência e duração. No entanto, verificou-se que as seguintes mulheres tinham maior risco de sofrer com náuseas e vómitos da gravidez:

Mulheres que antes da gravidez apresentavam náuseas, vómitos ou enxaqueca relacionados com a toma de estrogénio (geralmente na semana de interrupção da pílula combinada por exemplo) são mais propensas a desenvolver náuseas e vómitos da gravidez.

Gestação múltipla (gravidez com dois ou mais fetos)

Mulheres que tiveram náuseas e vómitos em gravidezes anteriores

Gravidez molar hidatiforme (uma complicação da gravidez)

Mulheres com refluxo ou outros distúrbios gastrointestinais

Mulheres cujas mães sofreram com esses sintomas (parece haver um fator genético)

FUN FACT

Curiosamente, vários estudos relatam uma maior percentagem de fetos femininos entre as gestações complicadas por vómitos intensos. Não quer dizer que se tiveres muitos vómitos terás uma menina, mas a probabilidade de isso acontecer parece ser maior.

nauseas e vómitos na gravidez

Causas das náuseas e vómitos na gravidez

As hormonas parecem ser as principais responsáveis pelo aparecimento de náuseas e vómitos na gravidez. Verificou-se que a concentração no sangue de hCG (hormona da gravidez que é detectada no teste de gravidez), é maior em grávidas que apresentam náuseas e vómitos graves. Como já mencionei mais acima, gravidezes múltiplas e molas hidatiformes também estão associadas a um maior risco de desenvolver náuseas e vómitos e ambas as situações estão associadas a altos níveis de hCG. Portanto esta hormona parece ter um papel importante no aparecimento destes sintomas e tem geralmente um pico a meio do primeiro trimestre.

Além disso, algumas hormonas também relaxam o esfíncter esofágico inferior (um músculo que permite manter a comida e os ácidos no estômago para não voltarem para cima para o esófago). Esse músculo estando mais relaxado acaba por aumentar o refluxo e a acidez no esófago, resultando em azia e por vezes náuseas. Apesar deste mecanismo poder contribuir para as náuseas e vómitos, não é o principal fator, até porque esse mecanismo agrava no terceiro trimestre, altura em que os enjoos (em princípio) já desapareceram.

nauseas e vómitos na gravidez

Início e duração das náuseas e vómitos na gravidez

As náuseas e os vómitos da gravidez surgem geralmente por volta das 5 a 6 semanas de gestação e atingem o pico mais ou menos por volta das 9-10 semanas. Esse pico relaciona-se geralmente com o pico do valor da hormona da gravidez (hCG) no sangue. Os sintomas têm tendência a diminuir no início do segundo trimestre, por volta das 16-20 semanas. No entanto, algumas mulheres podem manter esses sintomas até o terceiro trimestre (em 15 a 20% das grávidas) e até o parto em 5% das grávidas.

Associamos geralmente esses sintomas ao “enjoo matinal da grávida”, mas as náuseas e vómitos na gravidez podem surgir em qualquer altura do dia. Aliás, 80% das grávidas que apresentam náuseas e vómitos referem manter esses sintomas ao longo do dia. A descrição das náuseas/enjoo varia de grávida para grávida, algumas referem “nojo à comida”, outras “fastio” ou ainda “como se a digestão tivesse parado”. Pessoalmente, achei esses enjoos muito parecidos a uma ressaca, um mal estar geral difícil de explicar, associado a uma aversão marcada para certos alimentos. Cada grávida é diferente, acabamos por percepcionar e vivenciar esses sintomas de maneira diferente, mas felizmente existem técnicas que te vão ajudar a aliviar essas malditas náuseas/vómitos de forma a melhorar a tua qualidade de vida.

gravidez e toxoplasmose

Estratégias de alívio natural das náuseas e vómitos na gravidez

As náuseas e/ou vómitos associados à gravidez podem, por vezes, ser controlados com medidas “não farmacológicas”, ou seja, sem recorrer a medicação. Por vezes basta alterar alguns hábitos alimentares para conseguir controlar esses sintomas.

Alterar hábitos alimentares para prevenir náuseas e vómitos na gravidez

Estas seguintes medidas poderão ajudar-te a controlar melhor as náuseas e consequentemente possíveis vómitos:

Come pouco de cada vez e várias vezes ao longo do dia. Não deixes passar muito tempo entre cada refeição, não mais do que 3h entre cada refeição/lanche, idealmente comer a cada 2h. Convém por isso teres sempre vários lanches prontos em casa (fruta, papas de aveia, tostas integrais com queijo ou manteiga de amendoim, pudim de chia, panquecas de aveia…).

Verificou-se que alimentos com proteína são mais propensos a prevenir náuseas em comparação com carboidratos sozinhos, por isso não te esqueças de incluir uma fonte proteica.

Evita alimentos que possam intensificar as náuseas. Pode ser difícil identificá-los, mas o café, alimentos muito condimentados, ácidos ou muito doces são alguns alimentos que recomendo evitares, pois costumam agravar as náuseas e vómitos. Uma dieta composta por alimentos com baixo teor de gordura também poderá ajudar, uma vez que estes são mais facilmente esvaziados pelo estômago.

➤  Bebe líquidos pelo menos 30 minutos antes ou depois de alimentos sólidos para minimizar a sensação de estômago cheio. As bebidas frias e gaseificados são geralmente bem toleradas. No entanto, algumas mulheres não toleram bebidas com gás, por isso nada como experimentares.  Alguns aromas também costumam ser mais bem tolerados, como limão, menta ou hortelã-pimenta.

alimentação saudável grávida

Evitar gatilhos que possam provocar náuseas e vómitos

Alguns fatores despoletantes de náuseas e vómitos na gravidez incluem:

Estar em locais abafados, com cheiros muito intensos, tabaco, calor, humidade, ruído intenso, movimento visual ou físico (por exemplo, luzes a piscar).

Deitar-se logo após comer pode retardar o esvaziamento gástrico. Para além das náuseas e vómitos pode provocar azia e refluxo.

Mudar rapidamente de posição e não descansar/dormir o suficiente também pode agravar esses sintomas.

Usar pasta dos dentes com sabor intenso pode ser um gatilho. Mudar para uma pasta de dentes diferentes pode ser útil.

Tomar as vitaminas pré-natais isoladamente poderá desencadear náuseas ou vómitos. Por isso recomendo tomar as vitaminas com/após as refeições, com um lanche antes de dormir, ou de manhã após o pequeno almoço.

gravidez

Aliviar as náuseas e vómitos da gravidez com gengibre

Segundo vários estudos publicados, o gengibre parece reduzir de forma significativa as náuseas nas mulheres grávidas. No meu caso, foi um grande aliado no primeiro trimestre. No entanto, não parece ter grande impacto nas mulheres que sofrem mais com vómitos do que com náuseas.

Por isso, se tens náuseas durante a gravidez, recomendo incluir o gengibre na tua alimentação diária, e usá-lo idealmente fresco. Podes incluí-lo de várias formas: nos preparados (podes por exemplo temperar frango com um pedaço de gengibre ralado), nas bebidas (podes fazer chá de gengibre ou limonada) ou ainda em conserva (como servem nos restaurantes de sushi).

gengibre nauseas gravidez
gengibre nauseas gravidez

Medicamentos seguros para tratar as náuseas e vómitos na gravidez

As náuseas e vómitos da grávida são por vezes muito difíceis de controlar e as mudanças do estilo de vida podem não ser suficientes. Se for o caso, recomendo seres avaliada por um profissional de saúde pois poderá ser necessário recorreres a medicação.

Sabemos que tanto a piridoxina (vitamina B6) como a doxilamina são substâncias que ajudam a minimizar as náuseas e vómitos, e são seguras na gravidez. Em Portugal podes encontrar suplementos de vitamina B6 isoladas na farmácia e ervanárias, no entanto as doses costumam estar muito acima do recomendado na gravidez (vendem geralmente comprimidos de 100 mg, mas a dose recomendada é de 10 a 25 mg a cada 6 ou 8h). Atualmente, existe apenas um medicamento em Portugal com uma combinação dessas duas substâncias nas doses recomendadas para a grávida (Nausefe ®). A toma recomendada é geralmente de dois comprimidos à noite e um ao acordar. Consegues comprar sem receita médica, no entanto convém consultares primeiro o teu médico de família ou obstetra antes de iniciares esse tratamento. 

Para algumas grávidas, esse medicamento é muito eficaz no tratamento e alívio das náuseas e vómitos, mas poderá não resultar contigo. Trata-se de uma medicação segura e bem tolerada. Contudo, o cansaço é um efeito adverso frequentemente mencionado. Cada mulher reage de maneira diferente, portanto só experimentando é que saberás se é adequado para ti.

medicamento nauseas gravidez

Outros métodos para aliviar náuseas e vómitos na gravidez

A acupuntura e as pulseiras de acupressão tornaram-se populares em alguns países. No entanto, dos vários estudos realizados nessa área, nenhum conseguiu comprovar a eficácia desses métodos no controlo das náuseas e vómitos na gravidez.  Uma possível explicação para esse resultado terá sido a observação de um forte efeito placebo nos grupos que receberam o tratamento simulado.

A acupuntura e acupressão não foram associadas a nenhum efeito adverso na gravidez e a verdade é que podem ajudar algumas mulheres, mesmo que seja por efeito placebo. Por isso não perdes nada em experimentar.

Sinais de alarme: quando procurar ajuda médica

Em alguns casos, as náuseas e/ou vómitos podem ser mais intensos e persistentes, podendo ser necessária avaliação médica. Se tiveres numa destas situações deves procurar ajuda:

Desidratação: se estiveres a sentir náuseas e a vomitar frequentemente, podes estar em risco de desidratação. Sinais de desidratação incluem boca seca, urinar pouco com urina mais escura, tonturas, fraqueza e cansaço extremo.

Perda de peso significativa: se estiveres a perder peso de forma significativa devido às náuseas e vómitos.

Incapacidade em manter alimentos e líquidos: Se não conseguires comer ou beber e/ou se vomitares tudo o que ingerires. 

Vómitos com sangue: Se notares sangue nos vómitos deves procurar atendimento médico imediatamente.

Dor abdominal intensa: Se estiveres a sentir dor abdominal intensa juntamente com as náuseas e vómitos, pode ser necessário avaliar a causa da dor e a possibilidade de outras causas médicas.

Diminuição dos movimentos fetais: Se já estás numa fase da gravidez em que sentes bem o teu bebé e se notares uma diminuição significativa desses movimentos, então deves procurar avaliação médica.

NOTA IMPORTANTE

Sei que as náuseas e os vómitos durante a gravidez podem ser muito incomodativos e originar muitas dúvidas. É uma experiência comum, mas não menos desafiadora. Independentemente de teres ou não um dos sinais de alarme que mencionei acima, se estás preocupada é perfeitamente válido procurares ajuda e apoio.

Nem todas as gravidezes são iguais, e os sintomas podem variar de mulher para mulher. Por isso, é importante que te sintas à vontade para partilhar as tuas dúvidas e preocupações com um profissional de saúde. A nossa função é ajudar-te, oferecer conselhos e soluções personalizadas para aliviar as tuas queixas e cuidar de ti a cada passo. Lembra-te de que o teu bem-estar é essencial para uma gravidez tranquila e saudável. Procura apoio sempre que precisares. Afinal, esta jornada é única, e mereces vivê-la com alegria e conforto.

gravidez

Espero que tenhas gostado deste artigo sobre náuseas e vómitos na gravidez. Se ficaste com alguma dúvida ou se tiveres alguma sugestão não hesites em deixar um comentário.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários